Apresentação ou diálogo?

  in Aplicativo para Reuniões, Interação em Tempo Real, Mobile - 31 de agosto de 2015

Lembra daquela apresentação para amanhã que você ficou de fazer, mas que você ainda nem começou, porque havia 1.001 coisas mais importantes pelo caminho? A apresentação daquela proposta, para a qual você e sua equipe só iam jogar rapidamente uns textos e imagens no PowerPoint e já era?

Pois é, todos nós já deixamos algo para entregar em cima da hora, jogamos todas as ideias lá e, na hora, era só ler os slides. No final até deu certo, nós nos orgulhamos da nossa rapidez e flexibilidade… e até que o resultado foi positivo.

Mas… resultou mesmo?

A comunicação é mais eficaz quando os participantes estão engajados e quando a discussão é inclusiva e colaborativa. Assim, se suas apresentações são monólogos, seus participantes não conseguirão se envolver na discussão de forma tão produtiva e, no final, a conversa anêmica que você criou acaba afetando os seus resultados e efetividade.

1. Pesquise

Se você propuser soluções inovadoras, mas que já foram testadas antes, seus participantes poderão se tornar defensivos e podem ficar confusos e se distrairem. Descubra antes da reunião, o que já foi feito, o que seus participantes já sabem e o que eles querem saber. Você pode criar enquetes para pesquisar as opiniões antecipadamente, ou usar um mural de mensagens, que podem ser anônimas, para todo mundo se sentir à vontade.

2. Organize

Uma apresentação organizada é mais convidativa para os participantes, eles se lembrarão dos pontos de forma mais clara e, assim, podem melhor discutir suas conclusões. Faça, no final, uma lista das conclusões principais de toda reunião.

3. Prepare-os

Quando você aparece com aquela apresentação finalizada 2 minutos antes da reunião, seus participantes perdem muito tempo lendo e absorvendo as novas informações. Passe para eles a apresentação com antecedência, para que possam se preparar. Assim, eles terão maior facilidade em seguir o que você está falando e você captará melhor a atenção de todos.

4. Seja flexível

Não se prenda desesperadamente a cada palavrinha que você escreveu nos seus slides. Assim, seus participantes se aborrecem e se distraem A sua apresentação pode perfeitamente ser o ponto de partida para um diálogo: as pessoas terão mais e melhores ideias!

5. Provoque

Seus participantes estão cheios de ideias e comentários que querem compartilhar, os quais você não pode desperdiçar. Crie um ambiente propício: provoque-os e permita que de todos sejam ouvidos. Indique uma pessoa que envie perguntas e comentários e lance uma votação em tempo real. Assim, todo mundo se sentirá mais confortável, terá uma oportunidade para falar e o diálogo começará a fluir.

Apresentação ou diálogo?

Seja para apresentar uma proposta, ou qualquer outro tema, sua reunião será muito mais eficaz, se você criar um diálogo inclusivo, em que todo mundo participe ativamente. Seguindo esses pontos, sua apresentação poderá ter melhores resultados e você e seu time alcançarão melhores resultados.

Este post se baseou no post Harward Business Review, escrito por John Coleman.

Tags: , , , , , ,


  • Blog

  • mautic is open source marketing automation