Vodafone – Coletando conhecimento na noite do ano novo

  in Aplicativo para Eventos, Aplicativo para Pesquisa, Case, Interação em Tempo Real, Mobile - 8 de dezembro de 2015

DESAFIO

A Vodafone queria entender melhor como os consumidores notam à sua marca e quais são as diferentes maneiras de conduzir o envolvimento emocional com os consumidores.

Recentemente haviam terminado seu patrocínio com á Fórmula 1 e queriam focar sua campanha de marketing em engajamento da marca, ao invés de notoriedade da marca.

A Vodafone então, decidiu realizar a campanha “Vodafone Firsts”, compartilhando primeiras experiências com os consumidores, com uma abordagem inovadora e criativa com o objetivo de entender e engajar os seus clientes de uma forma significativa.  A implementação dos “Firsts” (primeiros) incluía uma série de iniciativas a nível do mercado, começando com o evento de lançamento; “Os Fogos de artifício na virada de ano novo de 2013 em Londres” (NYE 2013) apresentados pelo prefeito da cidade de Londres e pela Vodafone.

O evento NYE 2013 “Firsts” envolveu muitos aspectos; A Vodafone produziu fogos de artifício multissensoriais (névoa de sabores, borbulhas e confetes) juntamente com pulseiras piscantes que vieram nos 100.000 pacotes que a Vodafone entregou como parte da experiência “Firsts” para aqueles que estavam no porto de Londres.

OBJETIVOS DA VODAFONE:

– Determinar se o evento foi bem ou malsucedido.

– Avaliar o impacto do evento NYE 2013 “Firsts” na Vodafone.

– Entender a amplitude do impacto que este evento teve.

SOLUÇÃO

A Vodafone fez uma parceria com a Lumi para capturar os insights do momento e diagnosticar o sucesso do evento enquanto os participantes se preparavam para receber o Ano Novo. As perguntas tinham um foco principalmente qualitativo, com respostas em forma de texto aberto e captura de vídeo/foto. Esses tipos de perguntas, misturadas com as interações frequentes de cada participante ao longo da noite, criaram um equilíbrio de dados quantitativos e qualitativos. Esta forma de abordagem permitiu a Lumi capturar, em tempo real, os dados que a Vodafone estava buscando, ajudando-os a orientar seus esforços estratégicos para as futuras tomadas de decisão sobre a marca.

METODOLOGIA

O recrutamento para baixar o aplicativo foi realizado na tarde da virada no porto de Londres via entrevistas. As pessoas foram convidadas a fazer o download do aplicativo para usar durante toda noite.mr1

A Lumi recrutou 276 pessoas para fazerem o download do aplicativo e participar da pesquisa. Os
participantes foram incentivados a compartilharem os seus pensamentos através de áudio, texto, vídeo e imagens.

Os usuários podiam participar off-line, uma vez que o aplicativo estivesse baixado e o usuário estivesse registrado (para evitar qualquer problema de rede ou capacidade). A participação foi autodirigida com atividades e engajamentos sendo iniciados (automaticamente) durante toda a noite.

Junto com os componentes interativos de pesquisa (Minhas notas, pesquisas durante a noite e no dia seguinte, questionários, detalhes sobre a pesquisa e oportunidade de ganhar prêmios), o aplicativo forneceu notificações para a contagem regressiva até a meia-noite e as informações gerais do evento, tais como viagens e instalações.

ENTREGAS

timthumb.phpOs resultados foram transmitidos para a Vodafone em tempo real, ao longo do evento.

Os principais resultados incorporando as mensagens essenciais relacionadas ao evento foram disponibilizados no dia 1º de janeiro.

E uma apresentação completa e detalhada foi entregue à Vodafone na semana seguinte ao evento.

RESULTADO

O insight momentâneo coletado durante toda a noite foi extremamente positivo em relação ao evento. Além de
fornecer informações valiosas sobre o sucesso do mesmo, o aplicativo adicionou uma nova experiência para os participantes.

A Vodafone teve feedbacks em tempo real durante o evento, tais como:Fireworks

– Os participantes da NYE 2013, estavam animados e surpresos com o evento, associando os fogos de artifício multissensoriais com “mágica”.

– As associações e comentários negativos sobre a Vodafone foram mínimos.

– As considerações e emoções a respeito da Vodafone, ampliaram-se durante o evento.

– A Vodafone tornou-se mais positivamente associada com: “criatividade”, “inovação”, ” inspiração”, ”emoção” e ”conhecimento” após o evento.

– O envolvimento da Vodafone foi percebido como “brilhante” ou “boa” ideia.

– A Vodafone fico muito feliz com a inovadora pesquisa, a qual forneceu informações valiosas sobre o sucesso, o impacto e o efeito do evento.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


  • Blog

  • mautic is open source marketing automation