4 Meios Para Otimizar Sua Pesquisa De Mercado.

Aprenda a otimizar sua pesquisa de Mercado

Aprenda a otimizar sua pesquisa de Mercado
Postado em 15/12/2015
    Compartilhe:

A pesquisa de mercado tem tido uma década interessante. Novas tecnologias e técnicas têm dado a todos a oportunidade de capturar mais dados com questões explícitas e implícitas. Isso abriu uma porta de possibilidades para os proprietários de ferramentas de pesquisa. Mas para aproveitar os benefícios que a pesquisa de mercado móvel oferece, os pesquisadores precisam adotar uma abordagem móvel para fazer um levantamento de como realiza-la.

A seguir se encontram 4 maneiras onde as pesquisas de mercado podem otimizar o seu resultado para maximizar a sua produção.

1) Pense antes de escolher o método que irá realizar suas perguntas

Escrever o questionário deve ser o último passo. Assim que você tiver esclarecido o propósito do estudo e formulado os objetivos da pesquisa, você tem que escolher o método de pesquisa. Isso é tão importante quanto garantir qual será a equipe que irá trabalhar neste questionário.

Então deve-se desenhar o layout do seu questionário a lápis e, em seguida, fazer a si mesmo as seguintes perguntas:

-Qual é o meu público-alvo? Qual é a sua escolaridade, idioma, localização geográfica?

-Quais são os tipos de perguntas que você está considerando? Aberta? Fechada?

-Existe algum problema relacionado a está pesquisa?

-Quanto tempo vai durar esta pesquisa?

Responder a estas perguntas vai ajudar você a encontrar o método certo. E só depois de ter seu método garantido você pode fazer seu questionário.

2) Pense no incentivo para a duração da sua pesquisa

Você não pode esperar que as pessoas participem de uma pesquisa de 45 minutos em troca de 1 ponto. Como todos nós sabemos, incentivar os entrevistados não é a parte mais fácil em uma pesquisa, eu sugiro que você diminua o esforço necessário para preencher o questionário. Por exemplo, você pode reduzir o número de perguntas por pesquisa e convidar seus entrevistados para fazerem mais pesquisas.

Para tornar a sua pesquisa mais divertida, você poderia considerar o gamification para o seu levantamento. Estudos têm mostrado que as pessoas são mais propensas a participar de atividades que têm um elemento social. Através do gamification e dos seus incentivos ao trabalho, às vezes as coisas mais simples, como mostrar um resumo das atividades ao entrevistado, poderão ser de maior valor do que o incentivo que você tinha em mente.

3) Coloque-se no lugar do entrevistado

É fácil supor que uma pesquisa é simples, mas você pode testá-la no contexto em que será respondida? Saia do seu escritório e experimente no cenário do mundo real, mesmo que seja em um telefone enquanto caminha no shopping, ou à noite quando você está se preparando para jantar. Como é? Você estava interessado em terminar o exame? A duração do questionário era razoável?

Coloque-se no lugar do entrevistado, será mais fácil para ver se atende aos objetivos.

4) Definia o objetivo de toda a tecnologia que você usará no seu questionário

Sabendo dos recursos tecnológicos que irá utilizar, o resultado será mais abrangente. Sendo de sua responsabilidade selecionar apenas o que faz sentido para você e sua empresa.

Por exemplo, existem benefícios na utilização da geolocalização (tecnologia usada para executar pesquisas baseadas em localização), mas suas pesquisas têm que estar de acordo com a localização. Você não pode esperar que as pessoas parem no shopping para responderem um questionário em 10 minutos com perguntas abertas. Defina o objetivo da sua pesquisa e utilize as ferramentas que te ajudem a atingi-lo.

Comente com o facebook