A chave para agregar valor às sessões de treinamento está no smartphone

Prontidão, proximidade, versatilidade?

Prontidão, proximidade, versatilidade?
Postado em 19/02/2019
    Compartilhe:

"Estas estão entre as principais medidas da organização de aprendizagem de alto impacto de hoje, o aprendizado móvel desempenha um papel vital em ajudar as organizações a atenderem às demandas dessas medidas", diz David Mallon, chefe de pesquisa da Bersin.

Para muitas empresas, o objetivo final do treinamento é ganhar mais dinheiro. É claro que também se trata de otimizar o desempenho, motivar a equipe e todos os outros benefícios colaterais. No entanto, quando se trata do aperto, as empresas precisam saber que seu investimento terá retorno - seja por maior produtividade, maior inovação, redução da rotatividade de pessoal ou de qualquer outra forma.

O Dilema

Os orçamentos de aprendizagem e desenvolvimento já estão sob pressão e os cursos de treinamento são sempre examinados para garantir a relação custo-benefício. Como resultado, os cursos de uma semana são reduzidos para três dias e as sessões de três dias se resumem a uma tarde. Muitas empresas estão recorrendo ao aprendizado on-line ou a um programa combinado para ajudar a reduzir custos.

E, embora os cursos on-line tenham seu lugar, ainda há muitas vantagens no treinamento ministrado por instrutores, quer seja em uma configuração presencial tradicional ou como parte de um modelo de sala de aula invertida. Esta última opção significa que os funcionários estudam as bases, aprendendo em seu próprio tempo e a sala de treinamento ou sala de aula se torna um fórum para discussão e interação posterior.

Uma grande vantagem dos cursos on-line, é que eles podem ser usados para coletar dados para mostrar o progresso dos funcionários e os níveis de competência. Os instrutores tradicionais podem usar pesquisas pós-curso para avaliar a satisfação e o engajamento. No entanto, estes podem ser complexos de gerenciar - e vagos em sua precisão; os funcionários ou outros participantes costumam correr para reuniões ou para casa e não os preenchem, por mais valioso que tenham achado o curso.

A Solução

Aplicativos ou plataformas originalmente usadas para reuniões de negócios, mas que estão sendo amplamente utilizadas em salas de aula em todo o país, estão sendo introduzidas ao mundo do treinamento. Essas plataformas semelhantes a aplicativos podem ser baixadas em qualquer smartphone ou tablet ou na web, o que significa que os funcionários e outros participantes podem usar seus próprios telefones, eliminando a necessidade de alugar dispositivos (como 'clickers') ou softwares caros.

O instrutor pode usar essa plataforma para projetar enquetes, questionários, discussões e sessões de perguntas e respostas. Os participantes podem votar ou enviar perguntas ou comentários através do telefone. Os resultados podem ser enviados de volta ao instrutor ou a um moderador e exibidos imediatamente como parte de uma apresentação do PowerPoint. Uma enquete pode ser versátil. Pode pedir opiniões subjetivas ou verificar a compreensão e a retenção do aprendizado. O tempo pode ser alocado dependendo dos resultados, garantindo que as sessões de treinamento sejam focadas e direcionadas. Os resultados podem ser encaminhados aos Gerentes de Linha para mostrar a evolução do funcionário e / ou destacar a necessidade de treinamento adicional.

As sessões de perguntas e respostas permitem que os funcionários resolvam questões sobre as quais não tem certeza. O instrutor pode responder às perguntas individualmente após a sessão ou se houverem várias perguntas semelhantes, usa-las como uma diretriz para moldar a sessão inteira. Perguntas podem ser feitas anonimamente, caso desejado. Esta facilidade é valiosa, pois torna a interação mais inclusiva. Isso também significa que as comunicações são mais honestas e os participantes estão mais inclinados a fazer as "perguntas óbvias". Um moderador pode ser usado para eliminar quaisquer perguntas inadequadas ou aquelas que podem desviar o curso da sessão.

Esse tipo de aplicação se adequa perfeitamente à abordagem de sala de aula invertida, à medida que enquetes ou questionários podem ser usados para dar início à discussão e às funcionalidades de perguntas e respostas usadas para esclarecer qualquer mal-entendido ou confusão. Usando um suplemento do PowerPoint, as enquetes podem ser criadas e inseridas na apresentação de treinamento durante a sessão, para que as discussões sejam dinâmicas e fluidas, permitindo que o instrutor faça a sessão onde quer que seja necessário para obter os melhores resultados.

Conclusão

Muitas tecnologias estão gradualmente evoluindo ao treinamento conduzido por instrutor, do quadro interativo ao tablet. No entanto, na maioria dos casos, isso pode adicionar custos adicionais consideráveis às despesas gerais de treinamento. No entanto, os aplicativos de pesquisa ao vivo, como o MeeToo, podem às vezes ser baixados gratuitamente para a versão Freemium de entrada com assinatura modesta posterior ao cadastro.

Um dos pontos importantes sobre esses aplicativos - aprendido com seu crescente uso no ensino superior - é que os usuários acham que tornam as sessões mais interessantes e interativas. Este fato sozinho significa que eles irão agregar valor a um treinamento ou curso. Mas o benefício real está nos dados coletados durante as sessões. Isso pode ser coletado e apresentado em forma de relatório e usado como inteligência de negócios para a equipe de RH ou departamento de treinamento.

 

Comente com o facebook