Como o Gamification de Aplicativos Mobile Melhora seus Eventos

Entenda:

Entenda:
Postado em 23/04/2015
    Compartilhe:

No nosso planeta, mais de 3 bilhões de horas são gastas em jogos e as pessoas usam seus celulares mais para jogos do que qualquer outro tipo de aplicativo. Por essa razão, os organizadores de eventos devem seriamente pensar em incluir o gamification em seus eventos, especialmente o gamification em seus aplicativos de eventos.

Gamification

Segundo a Forrester, o gamification é a inclusão de mecanismos e dinâmicas de jogo em atividades que não sejam jogos, com a intenção de induzir certos comportamentos. Um jogo pode motivar os participantes a completarem tarefas como visitar determinados locais do evento, criar mais conteúdo nas mídias sociais, participar em workshops chave ou baixar documentos fundamentais.

Os jogos estimulam comportamentos que transformam os eventos em sucesso, e, ao apelarem ao desejo de recompensa, competição e conquista que é natural nas pessoas, os organizadores de eventos podem tornar o aprendizado, networking e participação geral mais divertida e interessante para os participantes.

Porquê Aplicativos de Eventos?

Tendo em vista que as pessoas dedicam 67% do seu tempo em dispositivos mobile a jogos mobile , o seu aplicativo do evento é um lugar ótimo para incorporar um jogo.

Todo mundo gosta de jogos, pelo que gamificar aplicativos de eventos é, para empresas e associações, uma forma poderosa e inovadora de alcançar seus objetivos no evento e aumentar o engajamento. Aplicativos de eventos com gamification permitem aos organizadores um feedback instantâneo de atividades completas, assim como oportunidades para recompensar os participantes, cuja performance é seguida num painel de líderes.

Assim que você conhece melhor seus participantes, você precisa pensar quais são seus objetivos para seu evento. É preciso saber quais sessões os participantes gostaram mais? Fornecer mais ROI aos seus patrocinadores? Ou fazer que todo mundo participe da cerimônia de entrada?

A série de jogos mobile da JiveWorld foi perfeita para a principal plateia da conferência, que eram os usuários da Jive Software, jovens, perspicazes, sofisticados e apaixonados tecnicamente. Os princípios chave do jogo JiveWorld eram simples e elegantes: deveria ser facílimo, mesmo para que pessoas sem conhecimento algum pudessem participar; deveria motivar a jogar continuamente durante o evento e os participantes deveriam saber para o quê eles estavam jogando e como ganhar.

Quando você decidir que objetivo quer alcançar e o que seus participantes desejam, trabalhe com o desenvolvedor do aplicativo do evento e crie jogos que atingem esses objetivos.

No Jive, o jogo incluía desafios como participar em um determinado número de sessões, visitar expositores, tweetar, carregar fotos para o aplicativo e completar pesquisas do evento. Os participantes eram recompensados com distintivos virtuais (por exemplo Top Tweeter, etc.) e também um prêmio físico, como iPads mini.

Se você começar a planejar seu aplicativo do evento cedo e trabalhar com um desenvolvedor de aplicativos experiente , haverá infinitas possibilidades de divertimento e jogos que você poderá criar.

Comente com o facebook