Como usar o Analytics dos Apps Mobile para Quantificar o Sucesso de um Evento.

Analytics: Utilize!

Analytics: Utilize!
Postado em 22/05/2015
    Compartilhe:

Um relatório recente da Forrester Research afirma que conferências, exposições, reuniões e outros eventos consomem 20% do budget de marketing B2B. Mas justificar os gastos em reuniões e eventos é ainda um esforço inimaginável para a maioria dos organizadores de eventos.

Porém, os apps mobile de eventos têm, agora, a capacidade de gerar uma quantidade infinita de dados sobre o comportamento dos participantes e sobre a efetividade do evento. Cada “clique no app” é uma evidência clara, quer seja explícita, como numa resposta de pesquisa, quer seja implícita, como uma avaliação deduzida, baseada na atividade no app.

Com tanta inteligência no app, muitos profissionais podem relutar com a ideia de terem de vasculhar até conseguirem encontrar aquilo que lhes interessa. A boa notícia é que os principais dados do app de eventos que você precisa focar são apenas 3:

– Indicadores básicos sobre a popularidade e utilização;

– Dados que ajudam você a determinar a utilidade determinada do app e como contribui para os objetivos do evento;

– Dados que revelam como o evento tem impacto no negócio/organização.

Quantificar o sucesso de um evento

Focando apenas nestes três tipos de dados, os profissionais de eventos podem obter insights chave, como a efetividade do marketing e das promoções, tempo gasto no app, posicionamento das pessoas mais influentes no seu evento, participação nas sessões, atividade nas mídias sociais, atividade de networking, impressões e cliques nos anúncios dos banners, visualizações das páginas dos expositores e muito mais.

Munidos com este tipo de inteligência, os organizadores de eventos podem agora falar com os seus chefes e contar-lhes que não só o aplicativo, como também o seu evento foi um sucesso e como isso contribuiu para os resultados. Para fazer isso do jeito certo, é preciso estabelecer as medidas certas para o sucesso mesmo antes de começar a montar o aplicativo do evento. Aqui estão três passos que podemos seguir para quantificar o sucesso de um evento:

1. Determine o tipo de evento ou reunião

Antes de estabelecer qualquer objetivo, é bom ter uma ideia concreta do tipo de reunião ou evento que você está planejando. Você vai analisar os dados do app de forma muito diferente se você estiver olhando para uma conferência de três dias, treinamento regional de vendas ou uma reunião de kickoff do departamento interno.

2. Estabeleça objetivos relativos a todos seus stakeholders

Existem geralmente seis diferentes tipos de stakeholders de eventos: participantes, palestrantes, patrocinadores, expositores, donos do evento e planejadores do evento (ou seja, você).

Dependendo do tipo de evento, um ou todos destes stakeholders estarão envolvidos, e é sua função de satisfazer suas necessidades e expetativas. Estabeleça metas de acordo com essas necessidades e use suas análises para:

Estabeleça metas de acordo com as necessidades e depois utilize suas análises para:

– fazer ajustamentos durante o seu evento para adaptar coisas como por exemplo as sessões, eventos sociais, temperatura da sala, etc. para você satisfazer melhor as necessidades e obter sucesso com o evento.
– ver se todo o seu esforço resulta nos objetivos que você precisou atingir
– estabelecer novas metas para seus eventos e reuniões no futuro, envolvendo estes stakeholders

3. Identificar metas no evento

Ao estabelecer metas para o evento, comece com metas simples que se relacionam com seus objetivos de negócio. Talvez você queira garantir que seus expositores tenham um certo grau de visibilidade? Então aponte como meta 500 visualizações de página da funcionalidade Expositores no app. Ou você quer certificar-se que os participantes obtenham, através do app, informações de que eles precisam – uma taxa de ativação de 100% seria um bom alvo. Se o engajamento é importante, então estabeleça metas mensuráveis com enquetes, pesquisas e sessões Q&A.

Uma vez que você tenha suas metas básicas do evento, amplie para incluir objetivos em torno das funcionalidades específicas que você tem em seu app. Por exemplo, se você incluir um módulo de gamification desenvolvido para sua força de vendas se familiarizar com um produto novo, sua meta pode ser que 100% dos participantes participem no jogo.

Comente com o facebook