O Que Pedir Para Seu Fornecedor De WiFi: 5 Dicas

Dicas para o WI-FI utilizado em seu evento.

Dicas para o WI-FI utilizado em seu evento.
Postado em 16/03/2016
    Compartilhe:

De acordo com Randle Stonier da Adding Value, WiFi não é mais um atributo adicional que você pode não oferecer em seu evento. Eu concordo completamente com isso. Eu sei que WiFi e o acesso a partir dos locais tem sido um ponto proeminente de discusssão durante o ultimo ano, e o WiFi do local definitivamente cresceu rápidamente em termos de acesso. Mas é o bastante? O que você, como coodenador de conferência precisa focar qando contratar o WiFi para o proximo evento de cliente?

Aqui estão 5 perguntas que vão te auxiliar nesse processo;

  1. Por que você precisa de WiFi?

Você está providenciando o WiFi por que o cliente te pediu, ou eles precisam de algo durante o evento que necessita de internet? Isso afeta muito os requisitos. Por exemplo, se eles vão verificar os emails e acessar as redes sociais, seus requisitos são drásticamente diferentes comparados a um evento onde há um app de conferência onde a votação ao vivo é utilizada.

  1. Quantas pessoas estão participando?

Esta pode parecer uma questão óbvia, mas é uma crucial. Seus requisitos para 50 pessoas, em termos de conectividade, vão se diferenciar drasticamente comparado a um público de 2000. Não só a quantia de pessoas na sala é maior se há 2000 usuários, mas a própria sala tambem será maior. Isso significa que o WiFi precisa “cobrir” a área toda e pode precisar de acess points adicionais para balancear a carga. Tenha certeza de perguntar ao seu local  ou fornecedor se o intervalo ou cobertura do WiFi é para a sala que você está visando alugar.

  1. Quais outros eventos estão planejados no mesmo lugar para o dia e como o local lida com isso?

Seu Público pode ser pequeno, mas quais outros eventos estão planejados neste local para o dia? O que o local faz nestes casos? Ter uma internet dedicada para sua sala seria simplesmente o ideal, mas não são muitos os locais que podem acomodar isto normalmente sem cobrar extra. O ideal seria ter sua própria conexão de fibra, que é bastante cara para ser feito. Atente-se que os provedores de WiFi como o AlwaysOn que cobre o hotel e as dependências da conferência, por exemplo. Apesar de conveniente, este fornecedor “público” normalmente não permite que quaisquer ajustes sejam feitos (sem um acordo prévio e possíveis custos adicionais) e qualquer um que tiver um código pode conectar.

  1. Além da velocidade que eles podem garantir, qual é a relação da contenção por usuários e as possíveis restrições de rede?

Eu tenho trabalhado em muitos clientes onde foi prometido um link de 15 Megas que parece muito impressionante, mas quando os usuários conectam eles sofrem para fazer o download de um pequeno aplicativo de conferência. Ao investigar mais, rapidamente percebemos que o WiFi teve distribuição de velocidade ou restrições de balanceamento de rede. Isto significa que, cada usuário não pode exceder uma determinada velocidade, embora a velocidade de linha geral é decente. Isso normalmente é feito para garantir que o Wi-Fi seja mais estável, mas pode fazê-lo parecer que não está funcionando corretamente, devido as restrições de cada usuário. A próxima coisa a fazer seria analisar as possíveis restrições do usuário. Minha história favorita para contar é aquela em que em um evento, o administrador de rede notificou-me que um usuário ou estava conectado a loja do E-Reader. Acontece que o usuário estava tentando baixar 100 livros pelo E-Reader no WiFi! Eu sugiro fortemente que você veja com o administrador da rede e decida quais as ligações que irá permitir. Bloqueio de download das lojas de aplicativos podem garantir que o Wi-Fi e os dados contratados durem muito mais tempo, por exemplo.

  1. Será que você tem um técnico dedicado ou administrador durante o seu evento?

Vejamos, tentar garantir que o WiFi seja estável e as conexões sejam boas é uma das coisas que você não vai ter tempo no dia do seu evento. Você pode eliminar o estresse, tendo um técnico dedicado que analisará a velocidade e os dados para você durante o evento.

A tabela a seguir indica em geral quais são as velocidades que você precisa considerar:

 

 

Fonte: WiFi para eventos, um guia para fazê-lo direito por Randle Stonier

Estas perguntas são apenas alguns exemplos que você poderia considerar para o seu próximo evento, garantindo que todos se conectem sem quaisquer frustrações!

Comente com o facebook