Os 3 pilares para ter os melhores aplicativos de evento

E como criá-los

E como criá-los
Postado em 27/09/2018
    Compartilhe:

Nós todos sabemos que existem um milhão de elementos móveis para cada evento. E é claro, a pressão de se ter as coisas perfeitas no dia do evento é enorme. Apesar de terem uma atenção geral aos detalhes, muitos organizadores de eventos cometem alguns erros comuns ao fornecerem um aplicativo de evento para seus participantes. Este post identificará os três principais erros e apresentará algumas dicas de como evitá-los.

Conversamos com alguns dos nossos Gerentes de Sucesso do Cliente - os profissionais que criam centenas de aplicativos de eventos toda semana - para descobrir alguns dos lapsos mais comuns que os organizadores de eventos tem com frequência. Como diz o ditado, o diabo está nos detalhes, então aí vai:

 

1 - Promover o aplicativo do evento

Uma das métricas mais importantes para organizadores de eventos é a taxa de adesão de aplicativos, que é a porcentagem de participantes que instalaram o aplicativo. É um KPI que ajuda a responder à pergunta “O aplicativo do evento valeu a pena? Alguém realmente usou isso? ”.

Para aumentar essa métrica, os organizadores de eventos devem promover o download e a instalação do aplicativo com vigor e persistência. Os participantes simplesmente não verão o valor do investimento no aplicativo de evento se não ultrapassarem o maior obstáculo à adesão do aplicativo de evento - o download e a instalação.

Embora isso pareça bastante óbvio, é surpreendente a frequência com que os organizadores de eventos sacrificam completamente o marketing do aplicativo do evento em troca do marketing do evento. Antes do seu evento, do site, as comunicações por e-mail, a página de registro e as postagens de mídia social devem destacar a instalação do aplicativo do evento.

Observação: depois que o aplicativo de evento é instalado no dispositivo de um participante, o organizador de eventos tem um canal de marketing dedicado e direto, sem intermediários com aqueles que são importantes. A falta de promoção do aplicativo de evento resultará em não maximizar o retorno da tecnologia do evento.

 

2 - O Caminho Escorregadio de Notificações Push

Ainda não conheci um organizador de eventos cujos olhos não brilharam ao serem informados que poderiam enviar uma mensagem para o dispositivo de cada participante sempre que quisessem! Notificações Push são uma ferramenta poderosa de comunicação que atrai a atenção e tem enorme impacto.

Apesar disso, muitos organizadores subestimam o planejamento e o trabalho necessários para fazer as comunicações do evento se destacarem. Há definitivamente uma arte em torno de enviar mensagens, pois é a linha tênue entre uma oportunidade perdida e spam.

Dica: não espere até o ultimo minuto para planejar os seus anúncios e notificações push. Seja estratégico em suas comunicações, mas definitivamente não exagere. O quanto é muito? O ajuste exato dependerá dos objetivos do evento, dos participantes e das responsabilidades do patrocinador.

 

3 - Preparar os participantes

Esta é uma das ações mais fundamentais para os recursos de engajamento que podem ter outras partes interessadas incluídas no mix. Por exemplo, se um orador realizar uma pesquisa ao vivo durante a sessão, verifique se ele está ciente de como funciona. Eles precisam ser treinados no processo de orientação aos participantes, instruindo-os a abrir o aplicativo e ativar a pesquisa. Caso contrário, os participantes se apressarão durante a pesquisa e acabarão desistindo por completo da oportunidade de engajamento disponibilizada.

A gamificação é outra área que costumeiramente demanda uma breve discussão com a equipe do evento e patrocinadores. Se o jogo incluir algum tipo de interação entre os participantes e certos indivíduos e grupos, todos os envolvidos precisam saber quais mecanismos de jogo estão em vigor e quais são as expectativas. Eu já vi expositores que encontraram códigos QR em suas mesas um dia sem uma única pista de que eles eram uma parte vital da gamificação do evento! Uma enxurrada de participantes logo questionou e esclareceu o caso, e o jogo continuou com menos ânimo.

Conselho: Certifique-se de que os recursos e objetivos do aplicativo de eventos sejam claramente comunicados em seus briefings pré-evento.

Comente com o facebook